sexta-feira, 14 de novembro de 2008

O meu colega é como?



O colega que se senta ao meu lado esquerdo é como o nº 1. Porque para mim ela tem dupla personalidade.

Como não gostaria que os outros me vissem?



E que não me vissem como o nº18. Porque não sou assim tão resmungona.

Como gostaria que os outros me vissem?



Gostaria que os outros me vissem como o nº 33. Porque sou brincalhona e porque tenho bom humor (quando não me chateiam)

Como os outros me vêem?



Os outros vêem-me como o nº 19. Porque tenho umas atitudes um pouco agressivas

Como é que eu sou?


sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Quantas vezes o aço pode ser reciclado



A reciclagem de aço é o reaproveitamento do aço utilizado em objetos que já não estão funcionando para produzir novos objectos.O aço é utilizado em diversos materiais, desde latas até carros. Sua reciclagem é tão antiga quanto a própria história de sua utilização. O aço pode ser reciclado infinitas vezes, com custos menores e menos dispêndio de energia do que na sua criação inicial.

Como funciona a Reciclagem do aço


A reciclagem de aço é o reaproveitamento do aço utilizado em objetos que já não estão funcionando para produzir novos objectos. O aço é utilizado em diversos materiais, desde latas até carros. Sua reciclagem é tão antiga quanto a própria história de sua utilização. O aço pode ser reciclado infinitas vezes, com custos menores e menos dispêndio de energia do que na sua criação inicial.
Ele pode ser separado de outros resíduos por diversos processos químico-industriais e voltar a ser utilizado sem perder suas características iniciais.
A lata de aço é uma das embalagens mais utilizadas em todo mundo para acondicionar alimentos e produtos diversos. A embalagem pode ser biodegradada pelo próprio ambiente, através do processo de ferrugem, num prazo médio de três anos. Porém o aço, se aproveitado, pode gerar economias e menos agressão ao meio ambiente.
Estudos dizem que a cada 75 latas de aço recicladas, uma árvore é salva, pois, do contrário, viraria carvão vegetal.
O aço também é muito utilizado na construção civil para sustentar estruturas de concreto. A reciclagem de entulho da construção civil também é bastante importante.

Como funciona a Reciclagem de óleos de automóveis






Numa notícia referente a uma queixa por parte da Comissão Europeia por Portugal não ter dado prioridade à reciclagem de lubrificantes para veículos e motores, são referidas algumas declarações do Sr. Secretário de Estado do Ambiente segundo as quais, a falta de um sistema adequado para a reciclagem de óleos se deveria à opção pela co-incineração.

Tratando-se de uma interpretação sem fundamento, cumpre à CCI esclarecer o seguinte:

1 - Desde o seu primeiro relatório a CCI vem defendendo que só deveriam ir para co-incineração as fracções de óleos lubrificantes bastante contaminadas que não podem ser re-refinadas. Não há portanto qualquer exclusão da reciclagem, mas pelo contrário esta está explicitamente referida.

2 - No procedimento preconizado pela CCI para a co-incineração previa-se uma apreciação pela Comissão, caso a caso, dos contratos de tratamento dos resíduos, justamente para evitar o uso indescriminado da co-incineração.

3 - Após re-refinação restam sempre produtos não recuperáveis, que têm de ser encaminhadas para um destino final, como a co-incineração.

Assim, a implementação da co-incineração, ao contrário do que é sugerido na notícia, não constitui qualquer obstáculo à reciclagem dos óleos usados.

Existe alguma câmara municipal que faça esta recolha em Portugal



Câmara Municipal de:


Loulé;

Golegã;

Santarem;

Lisboa;

Guarda


Câmara municipal de:


lagos;


Câmara municipal de:


potalegre

Como funciona a Reciclagem de óleos alimentares



Um plano de acção em nome do ambiente é como os responsáveis pela Câmara do Cartaxo designam a criação de condições para a recolha de óleos alimentares usados e o seu encaminhamento para a reciclagem.Em conjunto com as juntas de freguesia do concelho, a autarquia vai definir os locais adequados e seguros para a colocação dos “oleões”, recipientes que permitem recolher 50 litros de óleo usado. E definir quem irá ficar responsável pelo acompanhamento desse procedimento.A acção resulta do protocolo estabelecido entre a Ecolezíria – Empresa Intermunicipal para Tratamento de Resíduos Sólidos, e a empresa Óleotorres, que recolhe, recicla e faz a gestão de óleos alimentares usados. Seguir-se-á uma acção de sensibilização em todo o concelhoRecorda a Câmara do Cartaxo que a recolha de óleos usados já funciona para a indústria da restauração e hotelaria instaladas no concelho a cargo de uma empresa especializada. A autarquia compromete-se a elaborar um relatório para verificar se a adesão àquele serviço está a ter boa receptividade por parte dos restaurantes, assim como apurar as quantidades recolhidas.

Onde podemos fazer reciclagem de equipametos eletronicos em portugal



Portugal precisa, segundo o responsável, de acções de sensibilização mais focalizadas neste mercado e de campanhas mais directas, já que, segundo um inquérito realizado pela Amb3E, 80 por cento da população não sabe o que fazer com os REEE. A acção das entidades gestoras tem sido, para Bruno Vidal, «bastante satisfatória», com excepção do campo da sensibilização. «A sua eficácia não está a ser a melhor ou a pretendida», refere.Fora de Portugal existem bons exemplos. Há muitos países cujos resultados comprovam que as metas são exequíveis, como a Suíça, a Holanda, a Noruega ou a Suécia, que alcançaram resultados «francamente superiores», diz. Por exemplo, a Noruega reciclou cerca de16 kg por habitante e a Holanda 9 kg. Apesar de «serem realidades e economias diferentes, provam que os 4 kg são exequíveis», diz, acrescentando que «ainda há um longo caminho a percorrer em Portugal».Com o aparecimento das entidades gestoras em 2006 - Amb3E e ERP - «houve apenas uma deslocalização da proveniência dos REEE. Tratou-se apenas de uma substituição de mercado, pois já tínhamos muitas empresas com quem trabalhávamos», explica. Numa primeira fase, diz, sentiu-se apenas o impacto directo a nível administrativo, tendo havido um ligeiro aumento em 2007.Criada em 2001, a Interecycling já ultrapassou uma fase menos positiva nos seus resultados financeiros. A empresa surgiu, segundo um responsável, «desadequada em relação ao que o mercado fazia», pelo que passou por um período menos positivo. No entanto, em 2005, após ter conseguido formar um mercado e de ter apostado na sensibilização, conseguiu superar as dificuldades encontradas no início da sua actividade, recorda.Apesar de ter uma capacidade instalada para 35 mil toneladas, a Interecycling reciclou, em 2007, cerca de 7 500 toneladas de REEE. Ainda assim, a empresa investiu 700 mil euros no ano passado e este ano irá investir cerca 1,5 milhões de euros em melhorias no processo produtivo e das fracções finais.

O que é a Colecta Selectiva?





Recolha selectiva é o termo utilizado para o recolhimento dos materiais que são passíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora. Dentre estes materiais recicláveis podemos citar os diversos tipos de papéis, plásticos, metais e vidros.
A separação na fonte evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valor agregado destes e diminuindo os custos de reciclagem.
Para iniciar um processo de coleta seletiva é preciso avaliar, quantitativamente e qualitativamente, o perfil dos resíduos sólidos gerados em determinado município ou localidade, a fim de estruturar melhor o processo de coleta.

Entidades responsaveis pela campanha Green Cork?



Lord Adair TurnerGlobal authority on theeconomics of climate change

Dr. Chris TuppenHead of Sustainable Development& Corporate AccountabilityBTTom Burke CBEEnvironmental Policy Adviser toRio Tinto
Lars JosefssonCEOVattenfallDr Sally UrenDirectorForum for the FutureNick FryCEOHonda GP

Dr. Steve HowardCEOThe Climate GroupFlic Howard-AllenDirector of CSR & CommunicationsMarks & SpencerPeter KosterCEOEuropean Climate Exchange

Qual o objectivo da campanha Green Cork?


Através do “Green Cork”, o programa de reciclagem de rolhas de cortiça, a Quercus compromete-se a plantar e cuidar de um milhão de árvores em cinco anos. A recolha será iniciada nos restaurantes e, no Dia Mundial do Ambiente, 5 de Junho, poderá depositar as suas rolhas no “rolhinhas” dos hipermercados Continente.

As rolhas de cortiça recicladas nunca são utilizadas para produzir novas rolhas, mas têm muitas outras aplicações, que vão desde a indústria automóvel, à construção civil ou aeroespacial. A internacionalização do projecto está a ser negociada. Em breve, as rolhas usadas de outros países europeus começarão a ser recicladas em Portugal, dentro de um esquema montado a partir daqui, resultando num contributo adicional para o esforço de reflorestações e conservação de florestas autóctones portuguesas.

O que é a campanha Green Cork?



O GREEN CORK é um Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça desenvolvido pela Quercus, em parceria com a Corticeira Amorim, a Modelo/Continente e a Biological. Tem como objectivo não só a transformação das rolhas usadas noutros produtos, mas, também, com o seu esforço de reciclagem, permitir o financiamento de parte do Programa “CRIAR BOSQUES, CONSERVAR A BIODIVERSIDADE”, que utilizará exclusivamente árvores que constituem a nossa floresta autóctone, entre os quais o Sobreiro, Quercus suber.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Entidades responsaveis pelas olimpiadasdo ambiente?





O projecto, organizado pelo Instituto INTERVIR MAIS da Universidade Católica Portuguesa, Quercus e Zoomarine, é reconhecido pela Presidência da República, que atribui o seu Alto Patrocínio. As diversas edições anteriores envolveram já mais de 325.500 alunos e milhares de professores, entre outros agentes educativos e parceiros.

Qual o objetivo das olimpiadas do ambiente?


Coordenadora do Programa de Vocação Científica (Provoc) – que tem como objetivo estimular os jovens a atuarem em carreiras profissionais ligadas à pesquisa científica e ao desenvolvimento tecnológico –, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Cristina Araripe Ferreira tem experiência na área de Educação e História das Ciências, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente em iniciação científica na educação básica, instituições públicas de pesquisa, difusão do conhecimento científico e história das instituições científicas. Ela foi Coordenadora de Regulamento e Operação nas edições passadas da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente e, nesta terceira edição, assumiu a coordenação nacional. Na entrevista a seguir ao site da Olimpíada, Cristina fala sobre a importância desse projeto como um incentivador não só da reflexão como, também, da transformação dessa teoria em prática.

O que são as olimpiadas do ambiente


Cerca de 20 mil jovens de escolas de todo o país poderão participar nas XIV Olímpiadas do Ambiente, cuja novidade para este ano lectivo é a participação individual dos professores no concurso, que pretende sensibilizar para o tema.Em declarações à agência Lusa, Élio Vicente, do Zoomarine, um dos parceiros na organização do evento, disse que os professores terão agora, ao contrário de outras edições, que apresentar projectos individuais que serão submetidos a concurso.Outra das novidades da 14ª edição das Olímpiadas do Ambiente é o facto da organização lançar aos jovens o desafio de criarem a imagem gráfica do cartaz das Olimpíadas seguintes, neste caso, no ano lectivo em 2009-2010.

As 20 maiores reservas de petroleo




Arábia Saudita
264,3

Irã
137,5

Iraque
115,0

Kuwait
101,5

Emirados Árabes Unidos
97,8

Venezuela
80,0

Rússia
79.5

Líbia
41,5

Casaquistão
39,8

Nigeria
36,2

USA
29,9

Canadá
17,1

China
16,3


Qatar
15,2

México
12,9

Argélia
12,3

Brasil
12,2

Angola
9,0

Noruega
8,5

Azerbaijão
7,0

Com o aumento do preço internacional do petróleo, que mesmo assim nem sempre esteve disponível, tornou-se necessária a intensificação das pesquisas relativas a fontes alternativas de energia, de forma que as mesmas condições de desempenhar expressivo papel na substituição do petróleo e seus derivados.
Como no presente estágio da economia mundial, os combustíveis fósseis ocupam substancial parcela no setor energético, a alternativa que se basear em fontes renováveis terá, de médio a longo prazo, perspectivas decididamente positivas.
O processo de encarecimento progressivo dos combustíveis fósseis irá de forma progressiva, tornando viáveis outras fontes energéticas hoje consideradas ainda não econômicas.
A crise energética mundial evidenciou a nossa vulnerabilidade; cerca de 50% dos nossos derivados de petróleo, nos quais se apoiam praticamente todo nosso transporte terrestre, marítimo, fluvial e todo aquecimento para fins industriais, dependem exclusivamente do petróleo que existe no Oriente Médio, a mais explosiva área do mundo.

A produção nacional de petróleo não é suficiente para atender a demanda interna, apontando-nos uma necessidade imediata de se diversificar as fontes e a natureza dos combustíveis, de modo a garantir a nossa sobrevivência, o nosso desenvolvimento e a nossa tranqüilidade.
Gás metano, nosso combustível doméstico mais limpo e mais barato, praticamente inesgotável, pois existe em qualquer lixão e esgoto (além de jazidas naturais), se apresenta aqui, como importante alternativa energética, com condições de desempenhar expressivo papel na substituição do petróleo e seus derivados.

Quais os derivados do petroleo?


nafta: intermediário que ir á passar por mais processamento para produzir gasolina


querosene: combustível para motores de jatos e tratores, além de ser material inicial para a fabricação de outros produtos


gasolina: combustível de motores


gasóleo ou diesel destilado: usado como diesel e óleo combustível, além de ser um intermediário para fabricação de outros produtos


petróleo pesado ou óleo combustível: usado como combustível industrial, também serve como intermediário na fabricação de outros produtos


resíduos: coque, asfalto, alcatrão, breu, ceras, além de ser material inicial para fabricação de outros produtos

O petroleo existe em grande quantidade no mundo?Justifica.


Sim existe,mas:


O mundo prepara-se para diminuir a dependência deste recurso natural, mas enfrenta dificuldades.

Qual a composição do petroleo?


Composição do Petróleo:
Carbono: 81-88%
Hidrogênio :10-14%
Oxigênio: 0.01-1.20%
Nitrogênio:0.002-1.70%
Enxofre: 0.01-5.00%

Quais as principais caracteristicas do petróleo?







As principais características de um ‘tipo’ de petróleo são:


a densidade do óleo;

o tipo de hidrocarboneto

– ou base –

predominante na mistura e o
teor de enxofre.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Qual a origem da palavra petróleo?


O Petróleo (do latim petroleum, petrus, pedra e oleum, óleo, do Grego πετρέλαιον (petrelaion) óleo da pedra, do grego antigo πέτρα (petra), pedra + έλαιον (elaion) óleo de oliva, qualquer substância oleosa.), no sentido de óleo bruto, é uma substância oleosa, inflamável, geralmente menos densa que a água, com cheiro característico e coloração que pode variar desde o incolor ou castanho claro até o preto, passando por verde e marrom (castanho).

Tipos de Compostagem?


Compostagem Doméstica;
Compostagem Industrial.

O que é a compostagem?


Compostagem é o conjunto de técnicas aplicadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em húmus e nutrientes minerais; com atributos físicos, químicos e biológicos superiores (sob o aspecto agronômico) àqueles encontrados na(s) matéria(s) prima(s).

Tempo de composição



Jornais: 6 meses
Embalagens de papel: 3/6meses
Fósforos e pontas de cigarro: 2anos
Pastilha elástica: 5 anos
Nylon: +/30 anos
Tampas de garrafa: 150 anos
Latas de alumínio:Tempo indeterminado
Plásticos: 50/150 anos
Fralda descartável: 6 meses a 1 ano
Vidro: 4000 anos
Pneus: 600 anos

O que não se deve colocar no ecoponto vermelho (pilhão)?



O que não se deve colocar:

Baterias de automóveis;
Baterias de brinquedos;
Baterias de electrodomésticos;
Pilhas de relógios de pulso;
Pilhas recarregáveis.

O que se deve colocar no ecoponto vermelho (pilhão)



Deve ser colocado:

Pilhas comuns

O que não se deve colocar no ecoponto azul?


Caderno com lombadas de plástico ou pano;
Embalagens que tenham contido cimento, alcatrão e produtos tóxicos;
Esferovite;
Fotografias;
Fraldas;
Guardanapos de papel;
Papéis adesivos;
Papéis autocolantes;
Papéis de prata;
Papéis metalizados;
Papéis parafinados;
Papéis plastificados;
Papéis químicos;
Papéis sujos (ex.: Papel sanitário);
Papéis vegetais;
Sacos de plástico;
Toalhetes.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

O que colocar no ecoponto azul?



Coloque no contentor:

Embalagens de cartão liso, compacto e canelado, por exemplo:

Caixas de cereais;
Invólucros de cartão;

Embalagens de papel e papel de embalagem, por exemplo:
Sacos de papel
Papel de embrulho.
Jornais e revistas.
Papel de escrita.

O que não se deve colocar no ecoponto verde?



Não coloque no contentor:

Loiças e cerâmicas:
pratos, copos, chávenas, jarras, etc.
Azulejos, tijolos, pedra brita, pedra da calçada, materiais de construção civil, etc.
Vidro farmacêutico, proveniente de hospitais e laboratórios de análises clínicas.

Vidros planos:

Janelas, vidraças, pára-brisas, etc.
Vidros especiais:
Armados, ecrãs de televisão, lâmpadas, espelhos, pirex, cristais, vidros corados, vidros
cerâmicos, vidro opala, vidros não transparentes, embalagens de cosmética e
perfumes, etc.

O que se deve colocar no ecoponto verde?



Coloque no contentor:

Todo o tipo de embalagens de vidro, ou seja, garrafas, frascos, garrafões, boiões de:

Água;
Vinho;
Cerveja;
Sumos, néctares e refrigerantes;
Azeite e vinagre;
Produtos de conserva;
Molhos;
Mel e compotas;
Leite e iogurtes.

Tire as tampas e rolhas, pois estes elementos são, regra geral, feitos de outro tipo de
material. Escorra e despeje todo o conteúdo das embalagens e passe-as por água para evitar maus cheiros enquanto armazenadas.

O que não se deve colocar no ecoponto amarelo?


Não coloque no contentor:

Embalagens de plástico que tenham contido gorduras, por exemplo:
margarina, manteiga e banha;
cosmética gordurosa.

Embalagens de plástico que tenham contido produtos tóxicos ou perigosos, por
exemplo:

combustíveis e óleo de motor.
Electrodomésticos.
Pilhas e baterias.
Outros objectos de metal que não sejam embalagens: tachos e panelas, talheres,
ferramentas, etc.

O que se deve colocar no ecoponto amarelo?


Coloque no contentor:

Pacotes de sumo;
Pacotes de leite.

Estas embalagens (Tetrapack) passam a ser depositadas no AMARELO, NÃO NO AZUL!!!

Água;
Sumos, néctares e refrigerantes;
Vinagre;
Detergentes;
Produtos de higiene.
Sacos de plástico limpos.
Esferovite limpa.
Invólucros de plástico.


Embalagens de aço e alumínio, como sejam:

Latas de bebidas;
Latas de conserva;
Tabuleiros de alumínio;
Aerossóis vazios.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Os três R' da Reciclagem










Reduzir: diminuir a quantidade de lixo residual que produzimos é essencial. Os consumidores devem adoptar hábitos de adquirir produtos que sejam reutilizáveis, como exemplo: guardanapos de pano, sacos de pano para fazer suas compras diárias, embalagens reutilizáveis para armazenar alimentos ao invés dos descartáveis.





Reutilizar: utilizar várias vezes a mesma embalagem, com um pouco de imaginação e criatividade podemos aproveitar sobras de materiais para outras funcionalidades, exemplo: garrafas de plástico/vidro para armazenamento de líquidos e recipientes diversos para organizar os materiais de escritório.





Reciclar: transformar o resíduo antes inútil em matérias-primas ou novos produtos, é um benefício tanto para o aspecto ambiental como energético.

Bem-Vindos ao meu Blog

Eu no meu blog vou falar-vos sobre a:
-Reciclagem do Vidro;
-Como diminuir o Aquecimento Global;
E claro também vos vou falar sobre aquilo que gosto de fazer como por ex.:
-Desporto;
-Programas Televisivos;
Entre outras coisas que iram surgindo naturalmente...

Adeus, e até à próxima!